Colóquio Ficção e Cibercultura - CECL

O projecto «A Ficção e as Raízes da Cibercultura» (PTDC/CLE-LLI/099000/2008), actualmente em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) da Universidade Nova de Lisboa, sob a direcção de Jorge Martins Rosa (DCC, FCSH-UNL), pretende traçar, analisando uma amostra significativa de obras de ficção científica e afins, publicadas entre 1870 e 1970, uma genealogia dos atuais discursos que caracterizam a condição contemporânea como «cibercultura».

Pretende-se agora, num momento em que boa parte do corpus a analisar está já constituída e que alguns resultados começam a surgir, alargar a discussão à comunidade científica, quer no interior do CECL quer a outros centros afins das áreas das Ciências da Comunicação e dos Estudos Literários.

Com esse objectivo, iremos realizar na segunda quinzena do próximo mês de Fevereiro de 2012, em data a anunciar em breve, um mini-colóquio, com o objectivo de partilhar interesses e investigações que envolvam esses cruzamentos entre a ficção (de meados do século XIX ao ano de 1970) e a cibercultura contemporânea. Ainda que prevendo uma futura publicação de textos dos participantes, encoraja-se uma participação essencialmente oral e interactiva entre os intervenientes em cada mesa e o público.

Convidamos por isso os membros e colaboradores do vosso centro de investigação a submeterem um breve resumo (entre 150 a 200 palavras, acrescido de titulo e 3 a 5 palavras-chave) da temática que pretendem tratar. Dada a necessidade de satisfazer critérios de relevância, bem como de brevidade, esperamos contar com apenas 12 a 15 intervenções (um a dois painéis de manhã e um a dois painéis de tarde).

Estes resumos devem ser enviados por e-mail para fictioncyberculture@gmail.com, ao cuidado de Ricardo Santos, preferencialmente com «Colóquio Ficção e Cibercultura» no assunto da mensagem.