Chamada de trabalhos – Revista Logos número 35

A Revista Logos, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGC-UERJ), recebe até o dia 20 de novembro contribuições para a edição nº 35 (2011.2). Este número, que tem o professor da UERJ Marcelo Kischinhevsky como co-editor, trará um dossiê temático sobre “Mediações sonoras”.

Hoje, à medida que se conforma um complexo midiático digital de alcance planetário, o áudio desempenha papel-chave nas mediações socioculturais, constituindo paisagens sonoras e estabelecendo mecanismos de identificação, por meio de conteúdos informativos ou de entretenimento. Neste cenário, ganharam densidade nos últimos anos os estudos radiofônicos, bem como as reflexões em torno das indústrias da música e da comunicação.

A importância da mediação exercida pela radiodifusão sonora, que completa oficialmente 90 anos de existência no Brasil em 2012, pode ser exemplificada pela consolidação do Grupo de Pesquisa (GP) Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que acaba de concluir 20 anos de atividades. Da mesma forma, o surgimento de eventos dedicados às articulações entre música e comunicação nos últimos anos, como Musicom e MusiMid, bem como a proposição de um novo GP no âmbito da Intercom, expõe o crescente interesse acadêmico sobre o tema.

Esta edição da Logos, portanto, dará ênfase às diversas abordagens teóricas em torno do rádio (em suas vertentes comercial, estatal, pública, comunitária) e da mídia sonora em geral, tais como mediações, interações, representações, recepção, consumo, linguagens, radiojornalismo, publicidade radiofônica, radioarte, paisagens sonoras, indústria fonográfica, etnomusicologia, nos mais diversos suportes e dispositivos.

Serão aceitos textos inéditos de doutores e mestres em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Textos apresentados em congressos científicos e encontros afins são considerados inéditos, desde que só tenham sido publicados em anais dos referidos eventos. As submissões deverão ser feitas pelo sistema online da revista até o dia 20 de novembro, mediante cadastro como “autor”.

As normas para publicação podem ser consultadas aqui.