Fórum da Imprensa Regional

A II edição do Fórum da Imprensa Regional reuniu empresários, jornalistas e responsáveis do sector para discutirem o futuro do jornalismo, a inovação e adaptação do jornalismo às novas tecnologias. A iniciativa promovida pela Universidade da Beira Interior, juntamente com o “Jornal do Fundão”, teve lugar no dia 24 de setembro.

Anabela Gradim, moderadora do primeiro painel, sobre Tecnologia e Inovação, considerou que “o jornalismo e os meios de comunicação foram das primeiras atividades a sofrer com esse impacto” tornando as profissões jornalísticas e os jornalistas “muito mais expostos perante o público”.

João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, defendeu que “a profissão de jornalista será cada vez mais necessária” pois a quantidade de informação a selecionar e trabalhar aumenta incessantemente. Para João Palmeiro torna-se importante também que os jornalistas procurem uma solução para os problemas que a tecnologia invoca na profissão. No entanto, diz que “não podemos resolver problemas digitais com uma cabeça analógica”. Assim, uma das soluções para a crise provocada pelo impacto tecnológico nas empresas é a inovação. João Palmeiro acredita que “as redações não inovam”, e “são conservadoras”, agravando o problema.

Já Elisabete Rodrigues, diretora do jornal online “Sul Informação”, apresentou o caso de sucesso do seu jornal. “Passados quatro anos o Sul Informação é um jornal de referência no Algarve” e que o facto de terem entretanto evoluído para um site responsivo “permitiu que mais público passasse a ler o jornal”. Mas enquanto o “Sul Informação” inova, tornando-se um jornal de referência na zona Sul do país, o mesmo não aconteceu com a concorrência. Só no Algarve, disse Elisabete Rodrigues, “existiam nove jornais semanais e neste momento apenas restam três”.

A encerrar o painel Paulo Leitão, Diretor da “Centro TV”, explicou que “neste momento os leitores de jornal digital já superam os de papel” e que para um jornal “é fundamental estar nas redes sociais”.

O segundo painel, moderado por Paulo Serra, do evento tinha por tema modelos de negócio, e contou com a participação de Ivan Silva, subdiretor do “Diário de Aveiro”, António Figueiredo, diretor do “Jornal do Centro” e Lino Vinhal responsável do Grupo Editorial Media Centro.

A sessão de abertura contara com a presença do reitor da Universidade da Beira Interior, António Fidalgo, Joaquim Paulo Serra, presidente da Faculdade de Artes e Letras, e Nuno Francisco, docente da UBI e diretor do “Jornal do Fundão”.

Mais informação sobre o Fórum da Imprensa Regional