LabCom.IFP promove conferência internacional

A unidade de investigação LabCom.IFP–Comunicação, Filosofia e Humanidades promove, nos dias 10 e 11 de Dezembro, o encontro internacional “Rethinking Humanities”. A transição tecnológica e a tensão decorrentes sobre as figurações do humano põem em questão as conceções tradicionais de Humanidades, devolvendo-lhes a tarefa de identificação de um humano cada vez mais mutável.

Entre os oradores convidados contam-se os professores  e investigadores Gilbert Hottois (Université Libre de Bruxells, Bélgica), Leonel Ribeiro dos Santos (Universidade de  Lisboa), Gino Roncaglia (Università degli Studi della Tuscia - Viterbo, Itália), Peter Dahlgren (University of Lund, Suécia), Alastair Fuad-Luck (Aalto University, Finlândia), Arianna Ciulla (Roheampton University, UK) Kathryn Piquette (University College of London, UK), Ana Calvera (Universidade de Barcelona), e Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho, Braga).

Entre os temas em debate contam-se: “O Futuro do Livro e da Literatura”, “Artes Digitais”, “O Impacto das Novas Tecnologias nos Estudos Clássicos” “Novas Tecnologias e Espaço Publico de Comunicação” e “A ética, os limites do humano na idade tecnológica”.

Trata-se da primeira grande iniciativa do LabCom.IFP que mobiliza em conjunto todas áreas de estudo da Comunicação, Filosofia e Artes, desde a fusão do LabCom (Laboratório de Comunicação Online) com o IFP (Instituto de Filosofia Prática).