Jornalismo e Dispositivos Móveis

Está aberto até 30 de agosto o call for papers para a segunda edição do Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis (JDM) a ter lugar na Universidade da Beira Interior nos dias 2 e 3 de dezembro. Com o objetivo de verificar o que se alterou no ecossistema móvel nos últimos dois anos são propostas duas questões centrais: 1) De que forma os dispositivos móveis alteram as formas tradicionais de distribuição de informação jornalística e qual o papel da mobilidade na convergência mediática? 2) A consolidação tecnológica e cultural da comunicação ubíqua permite considerar que existe uma linguagem jornalística para dispositivos móveis?
A conferência inaugural estará a cargo de Marcos Palácios, Professor Titular de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde coordena o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL). Estão também confirmadas as presenças de Diogo Queiroz de Andrade, jornalista e consultor criativo do jornal digital Observador, Alexandre Brito, editor executivo da RTP e coordenador de notícias do Telejornal, Pedro Leal, diretor-adjunto de informação da Rádio Renascença, Pedro Monteiro, responsável no grupo Impresa pela área dos conteúdos digitais pagos, e Javier Navarro, membro do Conselho de Administração da “The App Date Global”, entidade que promove encontros em diversos países para fomentar a cultura dos aplicativos.