O LabCom, Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online da UBI, inicia com este número uma circular noticiosa (newsletter) mensal sobre as suas actividades. Assim, todos os meses haverá uma recolha, compilação e divulgação do que se faz no LabCom, nomeadamente eventos, workshops, publicações, conferências, parcerias, e demais actividades específicas de Unidade de Investigação.

É verdade que o LabCom sempre se distinguiu por, em sintonia com a sua área de estudo, disponibilizar online toda a informação do que faz e produz. Mas a informação online e permanente não dispensa a criação de uma rotina informativa que, como qualquer outra rotina, integre o quotidiano dos interessados. De facto, as rotinas são uma das características mais profundas do ser humano. São elas que estruturam a variedade e dispersão do dia a dia e impõem continuidades na multiplicidade e diversidades dos eventos em que a vida humana se espartilha. Isso é tanto mais válido quanto mais informação houver e maior for a respectiva fragmentação.

O sucesso da newsletter dependerá  de vários factores: 1) do contributo de todos os envolvidos, em particular dos próprios investigadores do LabCom, quanto à partilha de informação; 2) da recolha sistemática de informação por parte da redacção; 3) da eficácia da distribuição; e 4) da regularidade da sua publicação. Só assim se tornará uma rotina e só assim facilitará o labor dos que já estudam e investigam no LabCom, e dos demais que queiram connosco trabalhar. 

António Fidalgo, Director do LabCom
Support:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
União Europeia
Quadro de Referência Estratégico Nacional
Programa Operacional Factores de Competitividade
Universidade da Beira Interior
2021  ©  Communication & Arts