Call for papers: Uma nova geração de cineastas portugueses

A investigação académica sobre cinema português tem vindo a aumentar. Não obstante, a concentração em cineastas consagrados tem constituído o mote para a grande maioria dos estudos levados a cabo. Uma nova geração de realizadoras e realizadores tem, no entanto, vindo a surgir, participando em inúmeros festivais internacionais e dando a conhecer uma cinematografia nacional com traços identitários muito específicos.

Por essa razão, o LabCom – centro de investigação científica da Universidade da Beira Interior – tem o prazer de convidar investigadores a produzir artigos sobre esta nova geração de realizadores que começou a filmar nos últimos 10 a 15 anos. Concentramo-nos na ficção de curta, média e longa-metragem e pretendemos trabalhos de análise fílmica que poderão ser originários das mais diversas áreas, como as Ciências da Comunicação, a Antropologia, a Sociologia, a História, ou outras.

Os artigos serão reunidos numa publicação científica conjunta do LabCom, pretendendo assim contribuir-se para um estudo dos últimos anos do cinema português, antecipando os próximos, com o prosseguimento do trabalho dos cineastas em análise.

Os investigadores interessados deverão submeter um resumo da sua proposta, com um máximo de 500 palavras, na qual especifiquem o cineasta em que gostariam de concentrar o seu artigo, bem como o(s) filme(s) que irão analisar e sob que perspectiva. Os artigos deverão ser totalmente originais e não se encontrar em processo de análise por outras publicações, podendo, no entanto, resultar de apresentações previamente realizadas em congressos ou seminários temáticos, dos quais não tenha resultado a publicação em acta. Do resumo deverá ainda constar uma breve biografia (máximo de 5 linhas) do investigador.

Línguas em que os artigos poderão ser enviados: Português (preferencialmente), Castelhano ou Inglês.

As propostas deverão ser enviadas para: anacatarinapereira4@gmail.com

Data limite para o envio de propostas: 2 de Abril de 2012.

Data limite para aceitação das propostas: 1 de Maio de 2012.

Data limite para entrega dos trabalhos: 3 de Setembro de 2012.