Labcom.IFP: Uma nova unidade de investigação, um novo site

O Laboratório de Comunicação Online (Labcom) e o Instituto de Filosofia Prática (IFP) juntaram-se e deram origem a uma nova unidade de investigação. Labcom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades é o nome do novo projeto que junta várias áreas de pesquisa.

Com a fusão de unidades foi necessário criar uma nova plataforma capaz de reunir todas as bases de dados e informações das diferentes áreas. O novo site é assim uma oportunidade de ficar a conhecer os grupos de pesquisa da nova unidade, mas também todo o trabalho desenvolvido pelos investigadores.

O coordenador do LabCom.IFP, João Carlos Correia, realça que "um dos grandes propósitos do site é o de envolver os estudantes, facilitar as pesquisas académicas e publicá-las, tornando-as mais acessíveis". Para o responsável a fusão das duas unidades de investigação garante ainda ao "LabCom.IFP o primeiro lugar em número de investigadores no país nesta área".

O novo site foi pensado por um equipa do Labcom.IFP, constituída por designers, informáticos e gestores de conteúdo, e liderada pelo Professor Francisco Paiva. O trabalho contou ainda com a participação de Marco Oliveira, informático do LabCom, que teve um papel importante no processo e assegurou a transição dos conteúdos dos sites das duas unidades que agora se uniram. O programador destaca que a "a nível de design houve a preocupação em apresentar a organização e a orgânica do laboratório, tendo como principal objetivo a divulgação das atividades nas unidades de investigação". Marco Oliveira realça também que uma das principais novidades da plataforma está relacionada com a possibilidade de acesso, de forma correta, em qualquer dispositivo, computadores, telemóveis, tablets, etc. As novas hipóteses ao nível da partilha de conteúdos nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, são também uma das novidades, explica o informático.

Toda a informação sobre o LabCom.IFP - Comunicação, Filosofia e Humanidades está agora disponível em www.labcom-ifp.ubi.pt e pode ser facilmente encontrada através do sistema de pesquisa do site.

Urbi et Orbi