Jornadas SOPCOM: “Jornais e rádios locais: desafios empresariais e editoriais”

11 de Dezembro de 2020

As Jornadas SOPCOM vão decorrer online, através da plataforma Zoom, sendo o acesso facultado a quem se inscrever. Este processo, de inscrição, decorre até dia 9 e pode ser feito através do link https://forms.gle/9KThSUoQwuodb81p8

Na era da globalização o jornalismo de proximidade está a passar por transformações profundas. À eterna questão em torno financiamento e dos modelos de negócio dos media, juntam-se outras como as de ordem estrutural, geracional, educacional, profissional ou editorial.
A imprensa regional e local e as rádios locais deixaram de se confinar a um espaço geográfico, saltaram fronteiras e tornaram-se também eles globais. O contexto dos media tem vindo a alterar-se: há novas formas de produção, outras plataformas de distribuição, novas formas de consumo. Estas mudanças representam novos desafios editoriais, mas também empresariais em que se procuram modelos de negócios ou apenas de sobrevivência face aos novos desafios que o século XXI trouxe.
A realidade dos media regionais e locais é, muitas vezes, relegada para um segundo plano ou discutida num contexto mais amplo sem que se debatam as suas especificidades. É nesse sentido que os Grupos de Trabalho (GT’s) de Media Regionais e Comunitários e de Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, bem como do Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais, projeto sediado no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), entendem ser necessário refletir sobre um subsector dos media muitas vezes esquecido.

—

10h00 / Abertura

· Paulo Serra (SOPCOM)
· Ana Isabel Reis (GT de Rádio e Meios Sonoros)