Capa: Eduardo J. M. Camilo, Francisco Javier Gómez-Tarín e Luís Nogueira (Eds.) (2017) Narrativas Mínimas nos Novos Discursos Audiovisuais - Metodologias e análises de caso. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Narrativas Mínimas nos Novos Discursos Audiovisuais - Metodologias e análises de caso

by Eduardo J. M. Camilo, Francisco Javier Gómez-Tarín e Luís Nogueira (Eds.)

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2017
ISBN: 978-989-654-333-4
Preço da edição impressa: € 20   Encomendar


Download PDF - 18636 KB


Sinopse

Na nossa época, a imagem é rainha, encontrando-se disseminada nos mais variados suportes, formatos e géneros. As imagens dos grandes ecrãs de cinema estão suplantadas pelas das televisões e dos monitores dos computadores e das consolas. Num contexto de espectacularização e de narrativização, os filmes e as reportagens coexistem com outros regimes de sentido e narrativas.

É no âmbito desta conjuntura, com o propósito de a estudarem e a problematizarem, que os editores decidiram convidar alguns peritos para analisar a ontologia de alguns tipos de imagens: desde as do trailer cinematográfico às do separador televisivo, do filme animado às do anúncio de publicidade e do videoclip, são várias as possibilidades, as propostas e as metodologias de análise.



Índice

Prólogo - De sinédoques e metonímias - 11
Eduardo J. M. Camilo y Francisco Javier Gómez-Tarín


PARTE I - PUBLICIDADE

Sobre a dissuasão como modalidade de manipulação. Alguns apontamentos a propósito de um filme de publicidade - 21
Eduardo J. M: Camilo 

O target é definido pelo texto: contribuições da análise textual para a teoria da enunciação publicitária - 43
José Antonio Palao Errando e Shaila García Catalán 


PARTE II - TELEVISÃO e PUBLICIDADE

A continuidade televisiva como microrelato de coesão de conteúdo e de marca - 65
Cristina González Oñate 


PARTE III - VIDEOCLIP

Contributos para uma metodologia de estudo do vídeoclip: perspetivas e aplicação da teoria audiovisual à visualidade da música popular - 93
Ana Sedeño

Chris Cunningham: entre videoclip e curta-metragem, entre narrativa e alegoria - 111
Luís Nogueira 


PARTE IV - CINEMA TRAILER

trailer cinematográfico e a construção de metáforas poéticas: Os sonhos de  Akira Kurosawa - 131
Raquel Cabral 

“Timber!”. O Average Shot Length como nova ferramenta de análise fílmica - 153
Adrián Tomás Samit


PARTE V - CINEMA: SEQUÊNCIAS-PARADIGMA

Vida e destino na sociedade do espetáculo. Metatextualidade e Autorreferencialidade: uma estrutura em loop em 71 Fragmentos de uma cronologia do acaso (71 Fragmente einer Chronologie des zufalls, 1994), de Michael Haneke - 183
Pablo Ferrando García

O namoro com a morte. Eros, Tanatos e Keres no cinema espanhol contemporâneo (análise das “sequências-paradigma” de Camino, Mar adentro e 3 metros sobre el cielo) - 207
Agustín Rubio Alcover 


PARTE VI - CINEMA SEQUÊNCIAS-CRÉDITOS

Escrever o que não se lerá ou os prolegómenos do striptease  da bailarina de cabaret - 241
Iván Bort Gual 


PARTE VII - CINEMA: ANIMAÇÃO

A economia narrativa na era da modernidade líquida. Análise de alguns casos do cinema de animação espanhol contemporâneo - 265
Maria Soler-Campillo e Javier Marzal-Felici


PARTE VIII - VÍDEOJOGOS

Gestão do ponto de vista nas cutscenes de videojogos - 289
Francisco Javier Gómez-Tarín e Adrián Tomás Samit 


PARTE IX - REDE

Derivações contemporâneas do cinema do real: O webdocumentário como espaço hipertextual participativo - 325
Roberto Arnau Roselló 


PARTE X - TELEMÓVEIS E TABLETS

Percorrendo o caminho da realidade aumentada. Discursos virtuais sobre o território - 359
Emilio Sáez Soro 

Realidade aumentada e discurso narrativo - 379
Francisco Javier Gómez-Tarin e Emílio Sáez Soro 

Histórias que se jogam. As narrativas interativas nos dispositivos móveis - 389
Marta Martín Nuñez

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts