Capa: João Carlos Correia (2005) Sociedade e Comunicação: Estudos Sobre Jornalismo e Identidades. Communication  +  Philosophy  +  Humanities. .
Sociedade e Comunicação: Estudos Sobre Jornalismo e Identidades

by João Carlos Correia

Coleção: Livros LabCom
Ano da edição: 2005
ISBN: 972-8790-35-X
Preço da edição impressa: € 25   Encomendar


Download PDF - 445 KB


Sinopse

O que se ambiciona é, no plano da indústria mediática, a tentativa de pensar formas alternativas de comunicação que privilegiem uma relação dinâmica com os públicos, aberta à crítica e à partilha de saberes, ao confronto de opiniões e de argumentos, à pluralidade de discursos, por oposição ao paradigma constituído pela comunicação de massa. No caso particular da produção de informação, espera-se perscrutar, nesta análise, traços distintivos das novas formas de mediação que passem pela recusa da inércia social e da uniformização das atitudes. Estes traços distintivos poderão, eventualmente, implicar a formação, enfim, de uma opinião pública que tenha em conta as diversas instâncias críticas de legitimação das acções e enunciados produzidos pelos diferentes poderes, no decurso da intervenção cada vez mais diversificada dos movimentos sociais no interior de sociedades que se caracterizam pela pluralidade de valores e visões da vida.

Índice

Apresentação e Agradecimentos    7
Elementos para uma crítica da mediação moderna    9
Comunicação e deliberação democrática: algumas reflexões    39
A fragmentação do espaço público: novos desafios éticopolíticos    55
A emergência do individualismo na cultura mediática contemporânea    75
Os administradores de ilusões: espectáculo, subjectividade e ideologia na cultura mediática contemporânea    91
Cidadania, Comunicação e Literacia Mediática    125
Fenomenologia e Teoria dos Sistemas: reflexões sobre um encontro improvável    141
O Poder do Jornalismo e a Mediatização do Espaço Público    183

Apoio:
Fundação para a Ciência e a TecnologiaUnião EuropeiaQuadro de Referência Estratégico NacionalPrograma Operacional Factores de CompetitividadeUniversidade da Beira Interior
2024  ©  Communication & Arts