Apresentação


Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico.

O Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes terá a sua oitava edição nos dias 25, 26 e 27 de setembro, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.

O Cinema e as Outras Artes - 2024 será exclusivamente presencial.

Programa

Em construção.

Oradores

Isabel Nogueira

Isabel Nogueira (n. 1974) é doutorada em Belas-Artes, especialização em Ciências da Arte (Universidade de Lisboa, 2010) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2016). É historiadora e crítica de arte contemporânea, professora e ensaísta. Professora na Sociedade Nacional de Belas-Artes, investigadora principal do CIEBA/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e do Institut Æsthetica: Art et Philosophie/Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É editora da revista Arte e Cultura Visual (CIEBA), autora correspondente da revista Recherches en Esthétique e crítica na revista Contemporânea. No domínio do ensaio, publicou as seguintes monografias: Do pós-modernismo à exposição Alternativa Zero (Nova Vega, 2007), Alternativa Zero (1977): o reafirmar da possibilidade de criação (CEIS20/Universidade de Coimbra, 2008), Teoria da arte no século XX: modernismo, vanguarda, neovanguarda, pós-modernismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012; 2.ªa ed. 2014), Théorie de l’art au XXe siècle: modernisme, avant-garde, néo-avant-garde, postmodernisme (L’Harmattan, 2013); Artes plásticas e crítica em Portugal nos anos 70 e 80: vanguarda e pós-modernismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013 ; 2.ª ed. 2015); Modernidade avulso: escritos sobre arte (Ed. A Ronda da Noite, 2014), A imagem no enquadramento do desejo: transitividade em pintura, fotografia e cinema (Book Builders, 2016); L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (L’Harmattan, 2018); Teorias da arte: do modernismo à actualidade (Book Builders, 2019; 2.ª ed. 2020); Como pode ‘isto’ ser arte? Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto (Edições Húmus, 2020); História da arte em Portugal: do Marcelismo ao final do século XX (Book Builders, 2021); Crítica de arte ou o espaço entre a Obra e o Mundo (Edições Húmus, 2021); Histoire de l’art au Portugal (1968-2000) (L’Harmattan, 2022); A encantatória visualidade: textos sobre cinema (Edições Húmus, 2023).

Alfonso Palazón

Doctor y Licenciado en Ciencias de la Información por la Universidad Complutense. Profesor Titular de Comunicación Audiovisual en la Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Premio Internacional Aurélio Paz dos Reis 2016 (Portugal). Tres sexenios de investigación. Investigador principal del grupo Intermedia, grupo de investigación en Comunicación Multimedia. Ha sido Vicecoordinador de Tecnologías y Docencias Prácticas de la Facultad de Ciencias de la Comunicación. Es miembro del consejo editorial de revistas en España y Portugal; así como miembro del comité científico de diversos eventos internacionales y nacionales. También participa en la organización de encuentros científicos y artísticos. Ha formado parte de proyectos de investigación entre los que destacan: “Reshaping Attention and Inclusion Strategies for Distinctively vulnerable people among the forcibly displaced” (RAISD), proyecto de Investigación H2020 de la Comisión Europea. RAISD está financiado dentro del programa Horizon 2020 (UCM); y también “El ensayo en el audiovisual español contemporáneo” finaciado por el Ministerio de Economía y Competitividad dentro del Programa Estatal de Fomento de la Investigación Científica y Técnica de Excelencia, con la coordinación de la UCM. En estos momentos es el investigador principal de proyecto: Recuperación y conversión del material gráfico y audiovisual del DVD ‘Las voces del español’ a formato HTML5 investigación realizada conjuntamente entre la Real Academia de la Lengua Española y la URJC. Ha sido jurado internacional en diferentes festivales de cine. Ha realizado diferentes proyectos como guionista, productor y director. entre los que destacan: Senegal. Apuntes de un viaje, 2007; Sunuy Aduna (Nuestras vidas), 2009; 20 años dando vida a los días, 2012. El largometraje documental Al escuchar el viento (2013) como productor, guionista y director fue seleccionado a competición en el Festival Internacional de Valladolid 2013. Coproductor en el proyecto de cine documental transmedia La Primavera Rosa (nominado a los premios Goya 2018 con La primavera rosa en México). Director y productor de los cortometrajes documentales Juan Brito: Tamia (2019), Espejismos (2022), Ausencias (2023). Su último largometraje documental José Luis Espinosa, el espía (2022) ha obtenido el World Premiere Feature Film Prize y el Avanca Competition en el Avanca International Film Festival.

Chamada de Trabalhos


A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, entre 30 de maio e 15 de julho de 2024.

Resumos:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:

  • Autor(es)
  • Filiação institucional
  • Título da proposta
  • Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave
  • Biografia de cada autor (máx. 150 palavras)

Artigos finais:

  • Os artigos finais selecionados serão incluídos no e-Book do evento a ser editado por LabCom. Comunicação e Artes.
  • O prazo para o envio dos artigos finais para posterior avaliação será anunciada no último dia do encontro.

  1. Instruções para os autores:
    • A contribuição é original e inédita e não se deve encontrar sob revisão ou para publicação por outra edição. Os artigos, bem como a autorização de publicação das imagens, são da exclusiva responsabilidade dos autores.
      São aceites artigos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. O formato para submissão deve ser em Microsoft Word. As imagens devem ser incluídas no texto e ser enviadas em separado (formato JPEG, PNG, PDF com 300 dpi de resolução)
  2. O artigo deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos a seguir descritos:
    1. O artigo deve ter no máximo 15 páginas e seguir a seguinte estrutura:
      Título do artigo;
      Autor;
      Introdução;
      Texto;
      Conclusão;
      Referências bibliográficas e filmográficas;
      Filmografia;
    2. Referências bibliográficas e filmográficas:
      As referências devem seguir as normas APA (American Psychological Association). Veja exemplos nos volumes anteriormente publicados disponíveis on-line https://labcomca.ubi.pt/publicacoes/colecao-de-artes/.
    3. Citações:
      As citações no texto e notas de rodapé devem seguir as normas APA (American Psychological Association). Não serão publicados artigos que não sigam estas normas. Veja exemplos nos volumes anteriormente publicados disponíveis on-line https://labcomca.ubi.pt/publicacoes/colecao-de-artes/.
    1. Imagens: O artigo pode conter imagens inseridas ao longo do texto. Todas as imagens devem conter uma legenda com o formato: "Imagem 1: conteúdo da legenda" (Não serão publicadas imagens sem legenda).
    2. Formatação do texto:
      Título do artigo: Times New Roman; letra tamanho 14; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
      Autor: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento à esquerda.
      Corpo do texto: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.
      Notas de rodapé/final de página: Times New Roman, corpo 10, parágrafo espaço simples, alinhamento justificado; as notas devem seguir a numeração árabe.
      Citações: As citações com 40 ou mais palavras devem ser separadas do corpo do texto por um parágrafo; letra tamanho 10; espaço entre linhas simples; alinhamento justificado.
      Referências bibliográficas e filmográficas: Times New Roman; letra tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; alinhamento justificado.

    3. ATENÇÃO: siga os exemplos dos volumes anteriormente publicados disponíveis on-line https://labcomca.ubi.pt/publicacoes/colecao-de-artes/

Idiomas de trabalho:

  • Português, Inglês, Espanhol e Francês

Calendário

  • 30/05/2024 a 15/07/2024: submissão de propostas
  • 17/07/2024: notificação dos autores com propostas aceites
  • 25/07/2024: data limite para inscrição dos autores com propostas aceites
  • 31/07/2024: divulgação do programa provisório
  • 10/08/2024: divulgação do programa final
  • 25 a 27/09/2024: VIII Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes

Inscrição


A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 60 (sessenta) euros para todos os participantes com propostas aceites.

A taxa de inscrição reverterá, na totalidade, para a edição e revisão dos nossos volumes de Cinema e Outras Artes.


Para formalização da inscrição é necessário enviar um e­mail para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:

  • Nome completo
  • Instituição (se aplicável)
  • Profissão, Ocupação ou Curso Frequentado
  • E-mail de contacto
  • Morada
  • Comprovativo de transferência bancária
  • [Para efeitos de recibo solicita-se também a indicação do NIF]

Dados para transferência bancária:

  • Banco SANTANDER TOTTA
  • IBAN PT50 0018 0003 23220304020 89
  • SWIFT code TOTAPTPL

Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.

Comissões


Comissão Científica

  • Abílio Hernandez Cardoso
    Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (PT)
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom. Comunicação e Artes
  • Ana Cristina Pereira
    Centro de Estudos Sociais/Universidade de Coimbra
  • Ana Isabel Soares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Ana Telles Béreau
    Departamento de Música, Universidade de Évora
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom. Comunicação e Artes
  • Antonio Fatorelli
    Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (BR)
  • António Costa Valente
    Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (PT)
  • António Júlio Andrade Rebelo
    PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura - Pólo da Universidade de Évora
  • Caterina Cucinotta
    Universidad Rey Juan Carlos
  • Cezar Migliorin
    Universidade Federal Fluminense
  • Daniel Tércio
    Instituto de Etnomusicologia | Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade de Lisboa (PT)
  • Daniel-Henri Pageaux
    Sorbonne Nouvelle, Université de Paris III (FR)
  • Dietrich Neumann
    Department of the History of Art and Architecture | Urban Studies, Brown University (DE)
  • Eduardo Paz Barroso
    Universidade Fernando Pessoa / LabCom
  • Eugénia Pereira
    Universidade de Aveiro
  • Felipe de Castro Muanis
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Filipe Cunha Monteiro Lopes
    Escola Superior de Media Ares e Design - Porto
  • Filipe Martins
    ESMAD - Instituto Politécnico do Porto
  • Filomena Sobral
    Escola Superior de Educação de Viseu
  • Francisco Paiva
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • François Penz
    Department of Architecture, University of Cambridge (FR)
  • Fátima Chinita
    Escola de Teatro e Cinema
  • Giovanbattista Tusa
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Helder Gonçalves
    Universidade da Beira Interior
  • Helena Maria da Silva Santana
    Universidade de Aveiro (PT)
  • Índia Mara Martins
    Universidade Federal Fluminense
  • Isabel Macedo
    Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade/Universidade do Minho
  • João Rosmaninho
    EAAD - Universidade do Minho
  • Jord den Hollander
    Cineasta, arquiteto e diretor do Architecture Film Festival Rotterdam (NL)
  • Jorge Gorostiza
    Arquiteto e Urbanista, Gobierno de Canarias, (ES)

  • José Bértolo
    IELT - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
  • José Rosa
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior
  • Leonor Areal
    Universidade Nova de Lisboa
  • Liliana Rosa
    TECHN&ART, Instituto Politécnico de Tomar | IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Luís Nogueira
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Luís Urbano
    Faculdade de Arquitectura, Universidade do Porto (PT)
  • Manuela Penafria
    LabCom. Comunicação e Artes
  • Maria Begoña Gutierrez
    Universidade de Salamanca
  • Maria Da Luz Correia
    Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho | Universidade dos Açores
  • Maria Irene Aparício
    Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Maria João Cortesão
    ESMAND/IPP
  • Maria do Rosário Lupi Bello
    Departamento de Humanidades, Universidade Aberta (PT)
  • Maria do Rosário da Silva Santana
    Instituto Politécnico da Guarda (PT)
  • Mirian Tavares
    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve (PT)
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
  • Paulo Belchior Dias
    Universidade da Beira Interior
  • Paulo Filipe Monteiro
    Universidade Nova de Lisboa
  • Paulo Serra
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Rosa Alice Branco
    Poetisa
  • Sheila Khan
    CECS/UMINHO/UTAD
  • Stefanie Baumann
    Ifilnova/NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa
  • Susana Lourenço Marques
    Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto (PT)
  • Sérgio Guimarães de Sousa
    Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (PT)
  • Sérgio José Puccini Soares
    Universidade Federal de Juiz de Fora/IMACS/PPGACL
  • Sérgio Miguel Bordalo de Sá
    Instituto de Etnomusicologia - Centro de estudos em Música e Dança, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (PT)
  • Susana Nascimento
    ESAD CR, Instituto Politécnico de Leiria | IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Tiago Fernandes
    EsAC - Instituto Politécnico de Bragança
  • Tiago Vieira da Silva
    CEAA/ESAP, CECS/UMINHO
  • Tito Cardoso e Cunha
    Faculdade de Artes e Letras, Universidade da Beira Interior (PT)
  • Vasco Carvalho
    Escola das Artes, Universidade Católica do Porto (PT)


Comissão Organizadora
  • Alfredo Taunay Colins
    UBI | FAPEMA | LabCom. Comunicação e Artes
  • Anabela Branco de Oliveira
    UTAD | LabCom. Comunicação e Artes
  • Ana Catarina Pereira
    UBI | LabCom. Comunicação e Artes
  • Liliana Rosa
    TECHN&ART, Instituto Politécnico de Tomar | IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa (PT)
  • Mariana Schwartz
    LabCom.Comunicação e Artes
  • Nélson Araújo
    CEAA / ESAP
  • Tiago Vieira da Silva
    CEAA/ESAP, CECS/UMINHO
Comissão Executiva
  • Mércia Pires
    Secretariado
  • Miguel Manteigueiro
    Web Developer / Apoio Informático
  • Thais Longaray
    Design Gráfico
  • LabCom. Comunicação e Artes
    Apoio Logístico

Contactos

Geral:
c_@labcom.ubi.pt

Localização

Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal

Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201

Facebook

Informações Úteis


De transportes públicos:

  • A partir de Lisboa - comboio ou de autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)
  • A partir do Porto - autocarro (duração média da viagem: 3h30 a 4h)


De carro:

  • A partir de Lisboa - autoestradas A1 e A23
  • A partir do Porto - autoestradas A1, A25 e A23
  • GPS: +40° 16' 40.31" -7° 30' 32.30"


Alojamento: