Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico. O Encontro Internacional O Cinema e as Outras Artes terá a sua sétima edição nos dias 22,23 e 24 de fevereiro – VII Encontro Internacional O Cinema e as outras Artes, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.
Faça o download do livro de resumos aqui: Livro Resumos
José Bogalheiro
Nasceu em Peraboa (Covilhã) em 1950.
É investigador integrado do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
Professor Coordenador Jubilado da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), instituição em que,
desde 1981, também desempenhou várias funções de direcção, nomeadamente, como Director do
Departamento de Cinema.
Estudou Jornalismo na Faculdade de Filosofia da Université Libre de Bruxelles (ULB). Formou-se em
Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Fez o Curso de Cinema da Escola de
Cinema do Conservatório Nacional. É doutorado em Psicologia, especialidade de Psicanálise, pelo
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA-IU).
Tendo, como bolseiro do governo italiano, desenvolvido no Centro Sperimentale di Cinematografia
de Roma (1979-81) uma investigação sobre “Ponto de vista em cinema e neo-realismo
cinematográfico”, fez depois repercutir em toda a sua actividade docente a questão colocada à
produção cinematográfica contemporânea relativa à inevitabilidade de todo “o cinema moderno
fazer a sua viagem a Itália”.
Na ESTC lecionou unidades curriculares da Licenciatura em Cinema (“Estética” e “Psicologia e
Cinema”), do Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico (“Produção Independente
e Mercados”) e do Doutoramento em Artes – Artes Performativas e da Imagem em Movimento
(“Imagem”).
Na sequência da formação em cinema e de uma primeira experiência profissional na Equipa
TV/Cinema da Secretaria de Estado da Emigração (1977-78), na actividade profissional no cinema
exerceu várias funções com destaque para as de produtor na Trópico Filmes (1985-1995), tendo
produzido, entre outros, Uma Rapariga no Verão de Vítor Gonçalves, O Sangue de Pedro Cota e
Nuvem de Ana Luísa Guimarães.
É autor do livro Empatia e Alteridade: a figuração cinematográfica como jogo (Documenta, 2014),
publicação da sua tese de doutoramento sobre a experiência fílmica enquanto experiência paradoxal
do espectador. Editou, com Manuel Guerra, Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca ― Lições
António Reis (Documenta, 2020). Publicou Se Confinado Um Espectador: O cinema como
metamorfose da experiência interior (Documenta, 2022) e Do Álbum Que Me Coube Em Sorte: O
cinema como metamorfose da experiência interior (Documenta, 2023).
Daniel Bernardes
Daniel Bernardes afirmou-se como um dos músicos mais ecléticos e criativos da sua geração. Do seu percurso formativo ligado à música erudita e ao jazz brotou uma discografia onde a espontaneidade da nota improvisada dialoga com a certeza da nota escrita em projectos como Crossfade Ensemble, "Liturgy of the Birds" em parceria com o Drumming GP ou "Beethoven... Reminiscências" com o Coro Ricercare. Enquanto compositor escreve para alguns dos principais solistas e ensembles nacionais, assegurando igualmente a direcção musical de produções teatrais para o Teatro Nacional Dona Maria II e Teatro do Bairro ou mais recentemente no espectáculo do centenário de Amália Rodrigues para o Centro Cultural de Belém. Estreia-se no cinema a convite de João Botelho com quem colabora desde "Peregrinação" e na televisão escreve a banda sonora de "A Espia" uma produção Ukbar para a RTP.
A organização O Cinema e as Outras Artes convida toda a comunidade científica, a submeter propostas originais que se enquadrem na dinâmica do evento, entre 5 de dezembro de 2022 até 10 de janeiro de 2023.
Resumos:
Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email c_@labcom.ubi.pt, incluindo a seguinte informação:
Artigos finais:
Idiomas de trabalho:
Calendário
A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 60 (sessenta) euros para todos os participantes com propostas aceites.
A taxa de inscrição reverterá, na totalidade, para a edição e revisão dos nossos volumes de Cinema e Outras Artes.
Para formalização da inscrição é necessário enviar um email para c_@labcom.ubi.pt com a seguinte informação:
Dados para transferência bancária:
Nota: O evento é aberto a toda a comunidade científica interna ou externa à Universidade da Beira Interior. Todos aqueles que pretendam assistir ao mesmo poderão fazê-lo gratuitamente e sem qualquer tipo de inscrição prévia.
Geral:
c_@labcom.ubi.pt
Universidade da Beira Interior
Faculdade de Artes e Letras
Departamento de Comunicação e Artes
Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã, Portugal
Telefone
(+351) 275 242 023 / ext. 1201
De transportes públicos:
De carro:
Alojamento: